BMS logo

Presione soltar

A Bristol-Myers Squibb reúne especialistas nacionais em Oncologia e Hematologia na Conferência “No Caminho da Evolução” a 26 e 27 de Março de 2021

Noticias de investigadores y colaboradores

26/03/21

Os próximos passos no tratamento do cancro centram-se na utilização de medicina de precisão e na associação de medicamentos de imunoterapia entre si ou com outros tipos de terapias.

(Lisboa, 26 de marzo de 2021)- A Bristol-Myers Squibb (BMS) organiza a conferência “No Caminho da Evolução”, que se realiza nos dias 26 e 27 de Março de 2021, um evento dirigido a Profissionais de Saúde especialistas na área da Oncologia e Hematologia. Na conferência serão debatidos temas como os mais recentes avanços em terapias de imuno-oncologia e hematologia, o contributo inovador da inteligência artificial na medicina de precisão, a sustentabilidade do Sistema de Saúde face à inovação terapêutica, entre outros.

Fazem parte do Comité Diretivo desta conferência o Prof. Luis Costa do Hospital de Santa Maria, Oncologista e Diretor do Centro de Investigação Clínica do Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML), o Prof. António Araújo do Centro Hospital do Porto, Oncologista e membro do “Comité Oncológico Nacional”, e o Prof. Paulo Lúcio da Fundação Champalimaud, Hematologista e Consultor Científico do Grupo Português de Mieloma Múltiplo e da Sociedade Portuguesa de Hematologia.

“Procurámos que o programa deste evento fosse abrangente, trazendo à discussão com os colegas os mais recentes e relevantes avanços na área da oncologia – tumores sólidos - e hemato- oncologia, assim como de outras áreas de conhecimento que vão ter e já têm importância na nossa prática clínica em oncologia, como é o caso da Inteligência Artificial ou a participação nos modelos de sustentabilidade da inovação”, adiantou o Prof. Luís Costa, sobre a elaboração do programa.

Assim, no primeiro dia da conferência, os temas chave em debate serão a inteligência artificial na saúde e de que forma a mesma está a ajudar a medicina de precisão. Neste sentido, abordar-se-ão os desafios atuais e futuros bem como as atualizações de tratamentos e de estratégicas terapêuticas para determinados tipos tumorais que, pela sua complexidade, beneficiam de uma abordagem de tratamento mais precisa e personalizada. Estes temas serão tratados pelo Prof. Luís Costa e a Dr. Adam Yala1. Da mesma forma, a BMS dará a conhecer as novidades que está a desenvolver neste campo.

Também o segundo dia da conferência, “vai ser muito interessante, em que vamos abordar não só os landmarks desta área no ano passado, mas vamos falar também do impacto dos dados de vida real na nossa prática clínica”, considerou o Prof. António Araújo, acrescentando que “por todos os temas que estarão em análise, considero que vai ser um evento a que todos deveremos assistir”.

Neste dia de conferência, o programa prevê abordar os marcos da Oncologia e Hematologia, pelo Prof. Paulo Lúcio, e ainda os avanços em Oncologia e Hematologia em 2020, pelos Dr. Enrique Grande2, Dr. Fernando Barata3 e a Prof.ª Catarina Geraldes4. Os aspetos relacionados com a evidência de vida real serão abordados pela Dr.ª Ana Raimundo5, seguidos de exemplos da forma como a evidência de vida real está a mudar a prática clínica pelas experiências de Dr. Hélder Mansinho6, Dr.ª Ana Figueiredo7 e Dr.ª Cristina João8.

No dia 27 de Março, haverá ainda espaço para debater a Inovação e Sustentabilidade do sistema de saúde, que contará com a participação do Prof. António Araújo, Dr. Miguel Gouveia9, Dr. Fernando Leal Costa10, e Dr.ª Carla Campos11.

“Este é um evento com um programa muito abrangente, que aborda temas tão diversos e interessantes como a Inteligência artificial em medicina ou a sustentabilidade do sistema de Saúde, passando pelo que de mais recente tem sido publicado na área dos tratamentos anti- neoplásicos em oncologia e hemato-oncologia. É por isso que convido todos a juntarem-se a nós”, diz o Prof. Paulo Lúcio.

Sobre a Bristol-Myers Squibb

A Bristol-Myers Squibb é uma empresa biofarmacêutica global cuja missão é descobrir, desenvolver e fornecer medicamentos inovadores que ajudem os doentes a prevalecer sobre doenças graves. Para mais informações sobre a Bristol-Myers Squibb, visite-nos em BMS.com ou siga-nos no LinkedIn, Twitter, YouTube e Facebook.

Contactos

Bristol-Myers Squibb: Ángeles Bravo, maria.bravo@bms.com

Loyal Advisory: Sofia Cartó, +351 967 182 735, sofia.carto@loyaladvisory.com

Referências

1  Estudante de Doutoramento no Computer Science and Artificial Intelligence Laboratory (CSAIL) do Instituto de Tecnologia de (Massachusetts Institute of Technology - “MIT”).

2 Chefe de serviço de oncologia médica e de investigação clínica da Fundação MD Anderson, Espanha; Especialista na área Genito Urinário e membro da direção do Grupo Espanhol de Tumores Neuroendocrinos em Espanha (GETNE).

3 Diretor da unidade de pneumologia oncológica do CHUC; Foi também Presidente do Colégio de Pneumologia da Ordem dos Médicos (2015-2016) e presidente do Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão (2000-2016).

4 Assistente hospitalar graduada e responsável pela unidade de transplantes hematopoiéticos no serviço de hematologia do CHUC. Membro-fundador do European Consortium of Stem Cell Mobilization (ECOSM).

5 Diretora da CUF Oncologia e Coordenadora de oncologia médica da CUF Tejo. Presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia.

6 Diretor de serviço de hemato-oncologia do Hospital Garcia da Horta. Presidente do Grupo de Investigação do Cancro Digestivo (GICD).

7 Assistente graduada do serviço de pneumologia do CHUC-H. Integrada no Sector de Pneumologia Oncológica do S. Pneumologia e responsável pela consulta de cessação tabágica do CHUC-HG. Vice-Presidente da COPPT.

8 Hematologista e líder de grupo (MM e Linfoma) de investigação na Fundação Champalimaud. Professora auxiliar convidada de imunologia da Faculdade de Ciencias Médias da Universidade NOVA de Lisboa.

9 Professor da Universidade Católica de Lisboa.

10 Assistente graduado senior do IPO Lisboa. Especialista de hematologia clínica e de oncologia médica. Foi secretário de estado adjunto do Ministro da Saúde entre 2011 e 2015. Foi Ministro da Saúde do XX Governo Constitucional de Portugal. Integra o Comité de Acidentes Nucleares do Grupo Europeu de Transplantação de Sangue e Medula Óssea. 11 Farmacêutica hospitalar na unidade central de saúde de Matosinhos – Hospital Pedro Hispano. Presidente da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares (APFH). Coordenadora de cursos da APFH. Responsável pela unidade de farmácia de ambulatório e pela unidade de Ensaios Clínicos dos Serviços Farmacêuticos.